Dez pontos para exercer com excelência o papel de Líder-Gestor

Com muita frequência sou questionado sobre quais pontos um profissional deve observar para ser um bom Líder-Gestor. Esse questionamento vem da alta direção, das lideranças intermediárias e até mesmo de profissionais em formação que buscam se aprimorar para conquistar uma posição de liderança dentro de suas empresas. Esse artigo fala sobre 10 pontos que devem ser observados para exercer com excelência o papel de Líder-Gestor:

  1. Ser um especialista em sua respectiva área de atuação e generalista nas áreas afins. É importante conhecer com profundidade e manter-se atualizado nas boas práticas relacionadas com a sua área de atuação e ter experiência da aplicação dessas boas práticas no dia a dia da empresa. Também é importante ter um nível de conhecimento adequado nas áreas afins, aquelas áreas com as quais o Líder-gestor mais se relaciona, para assegurar uma boa comunicação, interação, integração e fluidez entre as áreas.
  2. Manter-se alinhado com a Governança Empresarial, com o Planejamento Estratégico e com seu líder imediato. Esse alinhamento assegura que todo o esforço aplicado estará contribuindo para o atingimento dos resultados esperados pela Empresa.
  3. Respeitar a Cultura e estimular o comportamento de acordo com os VALORES da Empresa. É importante entender e respeitar a Cultura da Empresa, algumas possuem viés religiosos, políticos, raciais, tradições, etc. Os quais muitas vezes não estão escritos em lugar algum, mas poderão gerar problemas caso não sejam respeitados. No que tange a VALORES, esses sim são formalmente escritos, devem ser praticados no dia a dia da empresa, em especial pela vivência das CONDUTAS, que foram construídas a partir dos VALORES. E o comportamento com base nos VALORES/CONDUTAS é o que a Empresa espera de seus colaboradores no cumprimento da sua MISSÃO para a conquista da sua VISÃO.
  4. Gerenciar a Rotina. Trata-se de Padronizar os processos da área, eliminando sistematicamente os desperdícios e buscando os mais altos índices de qualidade e produtividade. Para isso se utiliza a Gestão de Processos, com Indicadores de Resultados (alguns ligados ao Planejamento Estratégico) e Indicadores de Direção (que colaboram para o atingimento das metas dos Indicadores de Resultados).
  5. Gerenciar as Mudanças. Trata-se de promover as melhorias e soluções de problemas nas Rotinas, nos Produtos e na Empresa. É preciso Planejar as Iniciativas/Projetos, validar com o Patrocinador (para assegurar seu alinhamento com os níveis superiores e estratégicos), Executar (fazer acontecer), Controlar (Medir, comparar os valores previstos e realizados e comunicar os resultados) e Agir (Definir ações para corrigir eventuais desvios do planejado). Para isso se utiliza a Gestão de Projetos, Programas e Portfólio.
  6. Gerenciar Pessoas. O Líder-Gestor é responsável em formar, desenvolver e manter sua equipe orientada, capacitada e motivada. Em relação a equipe o Líder-Gestor: Contrata, Orienta, Capacita, Ouve, Motiva, Desafia, Avalia, da Feedback, Promove e Demite. Cabe ao Líder-Gestor fazer com que cada profissional aja como um “Inspetor da Qualidade”, recebendo, produzindo e enviando (informações, produtos e serviços) com Qualidade.
  7. Gerenciar as Finanças. O Líder-Gestor também deve conhecer de finanças, pois ele deve gerenciar o Orçamento, Custos, Investimentos, Receitas, etc. relacionadas com sua área funcional.
  8. Gerenciar Recursos/Ferramentas/Tecnologias. Os recursos para executar a Rotina ou Mudanças devem ser gerenciados para assegurar que eles estejam sendo utilizados da forma correta, que eles estejam entregando o que se esperam deles, que eles estejam corretamente configurados/calibrados, que estejam sendo manuseados/utilizados com o zelo devido, em fim, assegurar as suas disponibilidade e longevidade.
  9. Gerenciar o Local de Trabalho. Deve assegurar que o local (instalações) esteja adequado para que a equipe entregue seus trabalhos de forma efetiva. Adequado significa: Limpo, organizado, seguro, iluminado, funcional, arejado (temperatura, pressão, humidade).
  10. Gerenciar as Informação e Materiais. O Líder-Gestor deve assegurar que tudo que circula (informações, materiais, dinheiro) pela sua área seja gerenciado. A área pode receber, processar e enviar: informações, matérias primas e dinheiro. No que tange a informações é preciso assegurar a sua Confidencialidade (dar acesso somente a quem tiver permissão), Integridade (que a informação esteja correta e completa) e Disponibilidade (informação acessível para que tem permissão na hora que precisar). Quanto a Matéria Prima, ela deve ser recebida, processada e enviada para as outras áreas dentro das especificações de qualidade. Dinheiro deve ser conferido (na entrada e saída) e guardado com segurança, ou, nem ficar guardado na área.

Esses 10 (dez) pontos não tem a intensão se ser uma lista exaustiva de tudo que deve ser observado para ser um bom Líder-Gestor, mas, certamente, aquele que der a devida atenção a esses pontos será um profissional com um perfil adequado para exercer com excelência o papel de um Líder-Gestor.

Muito Obrigado!

Mauro Gonçalves Pinheiro
Líder-Educador
MSc., MBA, CPIM, PMP, LAV, DPO, ITILf, COBITf.
NEWSOFT Desenvolvimento Empresarial
www.newsoft.com.br

O Modelo de Excelência Enxuta Empresarial

O propósito do Modelo de Excelência Enxuta Empresarial é Potencializar as conquistas dos resultados para o negócio por meio da aplicação das boas práticas de gestão empresarial reconhecidas pelo mercado e utilizando como estratégia o Pensamento Enxuto em todos os níveis.

O modelo começa pelos Clientes. Nesse sentido, olhando o modelo de um ponto de vista macro, os Clientes são todas as pessoas físicas e jurídicas que esperam receber algum Valor da organização. Portanto, Clientes podem ser: Clientes Finais, Acionistas, Pessoas que trabalham na empresa e para a empresa, Representantes, Fornecedores, Governos, Entidades de Classe, Parceiros entre outros. A empresa precisa conhecer cada um dos seus Clientes e o que é Valor na percepção de cada um deles.

A empresa entrega Valor para seus Clientes por meio de seus Produtos e Serviços. Uma empresa se revela no mercado por meio de seus Produtos e Serviços, e esses devem ser pensados no sentido de entregar os Valores que cada Cliente espera.

Os Produtos e Serviços são entregues aos Clientes por meio de Sistemas de Trabalho. Um Sistema de Trabalho é composto por: 1) Processos, 2) Participantes, 3) Informações, Material e/ou Dinheiro, 4) Tecnologia e Outros Recursos.

  • Processos – Processos representa, olhando do mais alto para o mais baixo nível: Gestão da Rotina (Macroprocessos, Processos, Sub processos, Atividades e Tarefas) e Gestão de Mudança (Portfólio, Programas, Projetos). Olhando para o nível mais baixo, corresponde ao conjunto de tarefas que devem ser executadas para entregar Valor para os Clientes. Representa o conjunto de processos (Cadeia de Valor) que devem ser executados pelo sistema empresarial para entregar Valores para seus Clientes.
    As boas práticas e padrões utilizados pelo mercado são utilizados como referência para nortear como esses processos devem ser executados, sempre passando pelo filtro do Pensamento Enxuto.
    Toda organização deve lidar com a Gestão da Rotina e Gestão da Mudança.
    A Gestão da Rotina representa as tarefas do dia a dia para entregar valor para os Clientes e para que elas sejam efetivas é importante que sejam padronizadas (standard). Essa é uma condição de se promover constantemente melhorias aos processos. Dentro da Gestão da Rotina estão os processos relacionados com a Governança Enxuta Empresarial (Avaliar, Dirigir e Monitorar) e Gerenciamento Enxuto Empresarial (Padronizar, Fazer, Controlar e Agir), em Inglês (Standard, Do, Control and Act). Os processos na Gestão da Rotina podem ser classificados em Processos Estratégicos (Governança, Gerenciamento Estratégico, Inovação e Novos Negócios), Operacionais (Marketing, Vendas, Produção, Operação, Logística, Assistência Técnica, etc.) e de Apoio (Administrativos, Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Jurídico, Fiscal, etc.).A Gestão da Mudança representa o conjunto de iniciativas (programas e projetos) que devem ser executados para melhorar os Produtos, Serviços e Processos. Esse conjunto de iniciativas fazem parte do portfólio de iniciativas para se promover melhorias na organização em todos os níveis. O Gerenciamento Enxuto de Projetos são um conjunto de tarefas que devem ser executadas para se elevar o nível do Padrão definidos nas rotinas do dia a dia, seja para melhorar Produtos, Serviços e/ou Processos. Gerenciamento Enxuto de Projetos (Planejar, Fazer, Controlar e Agir), em Inglês (Plan, Do, Control and Act).
  • Participantes – Representa as pessoas (externas e internas) que se relacionam com o Sistema de Trabalho. Esses participantes disparam, alimentam, executam, enfim, interagem com os processos, informações, recursos e tecnologias. Os participantes são principalmente Pessoas, e a excelência está intimamente relacionada com as pessoas e para isso elas precisam ter Conhecimento (o que fazer e por que), Capacidade (como fazer) e Vontade (querer fazer).
  • Informações, Material e/ou Dinheiro – É o que circula no Sistema de Trabalho. O Sistema de Trabalho é alimentado por esses itens, quanto melhor a qualidade daquilo que é inserido no sistema, melhor será a qualidade daquilo que será produzido e entregue por ele. Em se tratando de Informações, por exemplo, se a informação colocada no sistema não for correta, segura, confiável e pontual, não será possível entregar no final resultados corretos, seguros, confiáveis e pontual. É crítico para o sucesso do sistema de trabalho que aquilo que circula nele, desde a sua origem, sejam corretos, seguros, confiáveis e pontuais.
  • Tecnologia e Outros Recursos – São as tecnologias, equipamentos, softwares, hardwares, instalações, ferramentas, enfim, recursos utilizados para viabilizar, facilitar, simplificar, e/ou agilizar as execuções dos processos.

No modelo, ao redor dos Clientes, Produtos e Serviços, e do Sistema de Trabalho, estão o Ambiente, a Infraestrutura e a Estratégia.

O Ambiente represente tudo que acontece fora da organização, ou do sistema de trabalho, mas que pode afetá-lo, influencia-lo. Por exemplo: leis, regulamentos, tendências, mudanças demográficas, concorrências, novas tecnologias, cenários políticos e econômicos. As variáveis do Ambienta precisam ser constantemente observadas pois afetam os resultados da organização e de seus sistemas de trabalho.

A Infraestrutura representa tudo aquilo que está fora do sistema de trabalho, mas é demandado pelo sistema de trabalho. Cada Unidade de Negócio da organização pode ser entendida com um sistema de trabalho. Os recursos compartilhados fazem parte da infraestrutura. Por exemplo, auditório, salas de reuniões, veículos, etc. Se analisarmos, por exemplo, o sistema de trabalho de recursos humanos, o sistema de trabalho financeiro é para recursos humanos parte da infraestrutura. O sistema financeiro da organização é compartilhado com outras áreas de negócio, exemplo: faturamento, compras, etc.

A Estratégia também norteia como cada sistema de trabalho será definido. As melhorias que serão promovidas nos sistemas de trabalhos levam em consideração as prioridades definidas pela Estratégia. As estratégias genéricas dão uma noção de como os sistemas de trabalhos devem ser projetados, ou seja, o foco da empresa é na diferenciação, custo ou nicho. Na estratégia está definido no modelo que será norteada pelo Pensamento Enxuto, em todos os níveis da organização. O pensamento enxuto como estratégia assegura que todos os trabalhos realizados deverão estar em conformidade com os 5 (cinco) princípios do pensamento enxuto que são:

  • Agregar VALOR na percepção do Cliente (Externo ou Interno);
  • Desdobrar a CADEIA DE VALOR para identificar e eliminar desperdícios;
  • Implementar um FLUXO contínuo e otimizado;
  • Demanda PUXADA pelo Cliente;
  • Perseguir a PERFEIÇÃO.

Com a aplicação dos princípios do pensamento enxuto, fica claro que o modelo pode ser aplicado em empresa de qualquer porte. Pois, as boas práticas de governança e de gerenciamento existem para todas as áreas de negócio, mas só se aplicará em cada empresa as boas práticas que de fato agregarem valor naquele momento.

O modelo se destaca por buscar a integraçãoconvergência entre os sistemas de trabalho (processos, pessoas, informação e tecnologia) e as áreas de negócio, utilizando padrões e boas práticas reconhecidas pelo mercado e aplicando como estratégia o pensamento enxuto em todos os níveis da organização. Isso permite que cada organização adeque os padrões e boas práticas às suas reais necessidades, incorpore esse aprendizado a cultura da empresa e evolua em termos de gestão de acordo com suas potencialidades e disponibilidades.

Mauro Gonçalves Pinheiro
MSc.,MBA,CPIM,PMP,LAV