lean_it_newsoft

A nossa primeira preocupação em aplicar o conceito de Lean Thinking (Pensamento Enxuto) nas áreas de TI e Marketing era que esse conceito fosse contrário à algumas das melhores práticas conhecidas como; Agile, ITIL, COBIT, COSO, PMBOK, CMMi, 4P’s, BSC, ... que são largamente utilizadas e aceitas pelo mercado.

Na verdade as melhores práticas fazem parte desse pensamento, mas o Lean Thinking é mais do que um conjunto de ferramentas e práticas; ele é uma profunda transformação comportamental e cultural que encoraja cada um dentro da organização a pensar diferente sobre o papel da qualidade da informação e da qualidade do marketing na criação e entrega de valor para o cliente, que é o que realmente importa.

O Lean Thinking possibilita que as áreas funcionais atinjam além do alinhamento e integrações fundamentais ente elas e a organização, um relacionamento colaborativo e inseparável com o negócio e com os clientes.

Todos os aspectos do Lean Thinking são explorados dentro de duas dimensões primárias:

  1. Outward-facing Lean IT/Marketing (TI/Marketing Enxuto Externo): O engajamento da Tecnologia da Informação e do Marketing, Sistemas de Informação e de Marketing (CRM), e a organização de TI/Marketing em parceria com o negócio e seus clientes para melhorar e inovar constantemente os processos de negócios e o gerenciamento dos sistemas.
  2. Inward-facing Lean IT/Marketing (TI/Marketing Enxuto Interno): Auxiliar as organizações de TI/Marketing a atingirem a excelência operacional, aplicando os princípios e ferramentas de melhorias contínuas na operação, gerenciamento de serviços, desenvolvimento de sistemas e de campanhas, e em projetos relacionados com TI/Marketing.

Essas duas dimensões são complementares, são os dois lados da mesma moeda. Elas são vitais para atingimento do principal objetivo do Lean Thinking que é a criação de valor para a empresa e para seus clientes.

Mauro Gonçalves Pinheiro,
MSc., MBA, CPIM, PMP, ITILf, COBITf, LAV

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *