Excelência em Gestão Empresarial

A Excelência em Gestão Empresarial é alcançada através da conquista de resultados positivos para o negócios continuamente e não de forma esporádica. Para atingir a Excelência é preciso atuar simultaneamente em três

dimensões: Conhecimento, Capacidade e Atitude.

Em Gestão Empresarial, o “Conhecimento” está relacionado principalmente com a eficácia, com os processos de nível

Estratégico, em saber “O que fazer” e “Porque fazer”. O Conhecimento trata da Governança, em dar a direção certa e em transmitir e garantir que esse Conhecimento chegue e seja aplicado nos níveis operacional e de apoio.

A “Capacidade” está relacionada com a eficiência, com os processos dos níveis Operacionais e de Apoio, em saber “Como fazer”. A Capacidade trata do desenvolvimento das habilidades e da capacitação das pessoas nas competências que

interessem ao negócio e em transformar as boas práticas reconhecidas pelo mercado em melhores práticas na empresa. O objetivo nessa dimensão está em fazer da forma correta visando a obtenção de melhores desempenhos operacionais, na otimização dos recursos e na eliminação de desperdícios.

E a “Atitude” está diretamente relacionada com as “Pessoas”, com o “Fazer Acontecer”, com os aspectos comportamentais. A Excelência Empresarial só é atingida com um time de pessoas que estejam comprometidas com o direcionamento dado pela empresa, capacitadas para exercerem suas atividades e motivadas para realizarem os trabalhos certos da forma correta. As pessoas precisam ter atitude para cooperarem uma com as outras e com os clientes e sobretudo para fazerem as coisas acontecerem.

A ausência de qualquer uma das três dimensões da Excelência causa desequilíbrio que levam a resultados indesejáveis. Aumente suas chances de sucesso trabalhando simultaneamente as três dimensões da Excelência.

Mauro Gonçalves Pinheiro
mauro@newsoft.com.br
Consultor em Gestão Empresarial
Newsoft Consultoria Empresarial 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.