Dez pontos para exercer com excelência o papel de Líder-Gestor

Com muita frequência sou questionado sobre quais pontos um profissional deve observar para ser um bom Líder-Gestor. Esse questionamento vem da alta direção, das lideranças intermediárias e até mesmo de profissionais em formação que buscam se aprimorar para conquistar uma posição de liderança dentro de suas empresas. Esse artigo fala sobre 10 pontos que devem ser observados para exercer com excelência o papel de Líder-Gestor:

  1. Ser um especialista em sua respectiva área de atuação e generalista nas áreas afins. É importante conhecer com profundidade e manter-se atualizado nas boas práticas relacionadas com a sua área de atuação e ter experiência da aplicação dessas boas práticas no dia a dia da empresa. Também é importante ter um nível de conhecimento adequado nas áreas afins, aquelas áreas com as quais o Líder-gestor mais se relaciona, para assegurar uma boa comunicação, interação, integração e fluidez entre as áreas.
  2. Manter-se alinhado com a Governança Empresarial, com o Planejamento Estratégico e com seu líder imediato. Esse alinhamento assegura que todo o esforço aplicado estará contribuindo para o atingimento dos resultados esperados pela Empresa.
  3. Respeitar a Cultura e estimular o comportamento de acordo com os VALORES da Empresa. É importante entender e respeitar a Cultura da Empresa, algumas possuem viés religiosos, políticos, raciais, tradições, etc. Os quais muitas vezes não estão escritos em lugar algum, mas poderão gerar problemas caso não sejam respeitados. No que tange a VALORES, esses sim são formalmente escritos, devem ser praticados no dia a dia da empresa, em especial pela vivência das CONDUTAS, que foram construídas a partir dos VALORES. E o comportamento com base nos VALORES/CONDUTAS é o que a Empresa espera de seus colaboradores no cumprimento da sua MISSÃO para a conquista da sua VISÃO.
  4. Gerenciar a Rotina. Trata-se de Padronizar os processos da área, eliminando sistematicamente os desperdícios e buscando os mais altos índices de qualidade e produtividade. Para isso se utiliza a Gestão de Processos, com Indicadores de Resultados (alguns ligados ao Planejamento Estratégico) e Indicadores de Direção (que colaboram para o atingimento das metas dos Indicadores de Resultados).
  5. Gerenciar as Mudanças. Trata-se de promover as melhorias e soluções de problemas nas Rotinas, nos Produtos e na Empresa. É preciso Planejar as Iniciativas/Projetos, validar com o Patrocinador (para assegurar seu alinhamento com os níveis superiores e estratégicos), Executar (fazer acontecer), Controlar (Medir, comparar os valores previstos e realizados e comunicar os resultados) e Agir (Definir ações para corrigir eventuais desvios do planejado). Para isso se utiliza a Gestão de Projetos, Programas e Portfólio.
  6. Gerenciar Pessoas. O Líder-Gestor é responsável em formar, desenvolver e manter sua equipe orientada, capacitada e motivada. Em relação a equipe o Líder-Gestor: Contrata, Orienta, Capacita, Ouve, Motiva, Desafia, Avalia, da Feedback, Promove e Demite. Cabe ao Líder-Gestor fazer com que cada profissional aja como um “Inspetor da Qualidade”, recebendo, produzindo e enviando (informações, produtos e serviços) com Qualidade.
  7. Gerenciar as Finanças. O Líder-Gestor também deve conhecer de finanças, pois ele deve gerenciar o Orçamento, Custos, Investimentos, Receitas, etc. relacionadas com sua área funcional.
  8. Gerenciar Recursos/Ferramentas/Tecnologias. Os recursos para executar a Rotina ou Mudanças devem ser gerenciados para assegurar que eles estejam sendo utilizados da forma correta, que eles estejam entregando o que se esperam deles, que eles estejam corretamente configurados/calibrados, que estejam sendo manuseados/utilizados com o zelo devido, em fim, assegurar as suas disponibilidade e longevidade.
  9. Gerenciar o Local de Trabalho. Deve assegurar que o local (instalações) esteja adequado para que a equipe entregue seus trabalhos de forma efetiva. Adequado significa: Limpo, organizado, seguro, iluminado, funcional, arejado (temperatura, pressão, humidade).
  10. Gerenciar as Informação e Materiais. O Líder-Gestor deve assegurar que tudo que circula (informações, materiais, dinheiro) pela sua área seja gerenciado. A área pode receber, processar e enviar: informações, matérias primas e dinheiro. No que tange a informações é preciso assegurar a sua Confidencialidade (dar acesso somente a quem tiver permissão), Integridade (que a informação esteja correta e completa) e Disponibilidade (informação acessível para que tem permissão na hora que precisar). Quanto a Matéria Prima, ela deve ser recebida, processada e enviada para as outras áreas dentro das especificações de qualidade. Dinheiro deve ser conferido (na entrada e saída) e guardado com segurança, ou, nem ficar guardado na área.

Esses 10 (dez) pontos não tem a intensão se ser uma lista exaustiva de tudo que deve ser observado para ser um bom Líder-Gestor, mas, certamente, aquele que der a devida atenção a esses pontos será um profissional com um perfil adequado para exercer com excelência o papel de um Líder-Gestor.

Muito Obrigado!

Mauro Gonçalves Pinheiro
Líder-Educador
MSc., MBA, CPIM, PMP, LAV, DPO, ITILf, COBITf.
NEWSOFT Desenvolvimento Empresarial
www.newsoft.com.br

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